"Os dados que são armazenados na memória do computador. Para que não seja necessário se referir a estes dados de forma direta, através de um endereço numérico difícil de memorizar, o compilador nos permite trabalhar variáveis com esta finalidade. Escolhendo nomes simples e sugestivos (mnemônicos) para as variáveis (tais como funcao, telef, client, id) facilita e muito a compreensão dos códigos"
Para que o Delphi possa trabalhar com as variáveis, deve-se antes de tudo declará-las, isto é, informar o “nome” e o “tipo” desejado. Vejamos um exemplo: o comando a seguir ira declarar o telefone como sendo uma variável do tipo inteiro (integer).
telefone: integer;
As variáveis inteiras podem assumir valores entre -32768 e +32767. Elas ocupam 2 bytes na memória. Asim sendo, a declaração acima faz com que o Delphi reserve 2 bytes para a variável idade.
Note que declarar o tipo de uma variável, em princípio não lhe atribui qualquer valor.
Segue lista dos tipos de variáveis mais comuns no Object Pascal com suas faixas de valores e o espaço ocupado em memória:
BOOLEAN : Tipo lógico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memória.
BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte.
CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte.
COMP : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -9,2×10-18 a 9,2×10+18, ocupa 8 bytes, pode ter entre 19 e 20 algarismos significativos.
EXTENDED : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -3,4×10-4932 a +1,1×10+4932, ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos.
INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -32768 a +32767, ocupa 2 byte de memória.
INT64 : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de –2^63 a +2^63, ocupa 8 byte de memória.
LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -2147483648 a +2147483647, ocupa 4 bytes de memória.
REAL : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -2,9×10-39 a +1,7×10+38, ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos.
SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memória.
SINGLE : Tipo numérico real, pode assumir valores numa faixa de -1,5×10-45 a +3,4×10+38, ocupa 4 bytes de memória, e tem de 7 a 8 algarismos significativos.
WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória.
STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade real de caracteres da cadeia.
BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte.
CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte.
COMP : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -9,2×10-18 a 9,2×10+18, ocupa 8 bytes, pode ter entre 19 e 20 algarismos significativos.
EXTENDED : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -3,4×10-4932 a +1,1×10+4932, ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos.
INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -32768 a +32767, ocupa 2 byte de memória.
INT64 : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de –2^63 a +2^63, ocupa 8 byte de memória.
LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -2147483648 a +2147483647, ocupa 4 bytes de memória.
REAL : Tipo numérico real, pode assumir valores na faixa de -2,9×10-39 a +1,7×10+38, ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos.
SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memória.
SINGLE : Tipo numérico real, pode assumir valores numa faixa de -1,5×10-45 a +3,4×10+38, ocupa 4 bytes de memória, e tem de 7 a 8 algarismos significativos.
WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória.
STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade real de caracteres da cadeia.
Os nomes das variáveis podem ser de qualquer tamanho mas apenas os 63 primeiros caracteres serão validos.
Exemplos : Para definir uma variável Telefone do tipo integer e uma variável Cliente do tipo string, podemos colocar as seguintes linhas de código na cláusula var da unidade de código correspondente.
Telefone : Integer;
Cliente : string;
Pode-se declarar bem mais de que uma variável do mesmo tipo na mesma linha, separando-as por vírgula. exemplo:
Cliente,endereco,info,detalhe1,detalhe2 : string;
Cliente,endereco,info,detalhe1,detalhe2 : string;
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